top of page

DEPARTAMENTO COLUNA

Departamento Coluna

 

Cléciton Braga Tavares (Coord)

Antonio Carlos Barbosa Sousa

Arquimedes Cavalcante Cardoso

Elton Portela Santos Bezerra

Erlan Pércio Rufino

IMG-20190417-WA0028.jpg

Coordenador:  Dr. Cléciton Braga Tavares

IMG-20190417-WA0047.jpg

Coordenador:  Dr. Antonio Carlos Barbosa Sousa

         A cirurgia de coluna é uma especialidade complexa que trata grande variedade de doenças e que pode ser abordada por diversas áreas dentro da medicina, como por exemplo, a ortopedia, reumatologia e neurocirurgia entre outros.

 

         Existem três grandes áreas de atuação do cirurgião de coluna, as doenças degenerativas, enfermidades mais prevalentes, traumatismos raquimedulares, cada vez mais prevalente em nosso pais principalmente causadas por acidentes de trânsito, e as doenças neoplásicas da coluna vertebral e medula espinhal.

 

        Nos últimos anos, especialmente a partir dos anos 80 e 90 do século passado, houveram grandes avanços no tratamento cirúrgico destas enfermidades devido a criação dos parafusos pediculares e próteses discais, neuromonitorizações, neuronavegadores e os avanços da microscopia intraoperatória.  Estes avanços permitiram uma diminuição na morbimortalidade e aumento na qualidade de vida dos pacientes operados.

 

       Em nosso país os cirurgiões de coluna são ortopedistas ou neurocirurgiões credenciados a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), respectivamente.

 

        O Departamento de Coluna da Sociedade Piauiense de Neurocirurgia visa promover a melhoria nas condições de trabalho e o desenvolvimento/aperfeiçoamento dos especialistas em nossa região, por intermédio de ações de educação continuada e desenvolvimento de artigos científicos, assim como promover campanhas de conscientização para diminuir fraturas de coluna vertebral e doenças degenerativas na população piauiense.

 

      Programação:

  1. Reuniões científicas semestrais

  2. Workshops semestrais de instrumentais cirúrgicos

  3. Reuniões trimestrais sobre codificações em cirurgias de coluna

  4. Curso anual “Hands-on” sobre técnicas e acessos cirúrgicos.

Rua São Pedro, 2123 - Teresina, PI 64001-260

Tel: (86) 3223-5325

bottom of page