top of page

DEPARTAMENTO NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA

DEPARTAMENTO NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA

 

Francisco José Alencar (Coord)

Thiago Cardoso Guimarães

Bruna Nayara Ribeiro Barbosa

alencar.PNG

Coordenador:  Dr. Franscisco José Alencar

A neurocirurgia pediátrica é uma especialidade neurocirúrgica que trata de doenças neurológicas congênitas e adquiridas na infância. O neurocirurgião que se dedica a tratar de crianças tem conhecimento amplo das malformações congênitas do sistema nervoso e particularidades de doenças neurocirúrgicas nessa faixa etária, bem como preparo e sensibilidade emocional para lidar com as dificuldades do diagnóstico, aceitação da doença e realização do tratamento junto com os pais e familiares.


O primeiro hospital pediátrico na Europa foi fundado em 1802, em Paris, L’Hôpital des Enfants Malades e o primeiro serviço de neurocirurgia pediátrica foi fundado por Franc Ingraham no Children’ s Hospital Medical Center em Boston, em 1929. No Brasil, Mário Coutinho, no início dos anos 50, criou o primeiro serviço de neurocirurgia pediátrica em Porto Alegre, RS no Hospital Santo Antônio, operando crianças vítimas de traumatismo, malformações congênitas e tumores do sistema nervoso central.


As doenças usualmente tratadas pela neurocirurgia pediátrica incluem: malformações cranianas (encefaloceles, craniossinostoses, etc), malformações espinhais (mielomeningocele, medula presa, disrafismos espinhais, etc), as hidrocefalias, as infecções (meningites, abscessos, neurocisticercose, etc), os traumatismos crânioencefálicos, os traumatismos raquimedulares, as malformações vasculares e os tumores cerebrais específicos dessa faixa etária.


As cirurgias neurológicas pediátricas são delicadas com mais chances de hemorragias durante o procedimento, pois a criança tem as estruturas do sistema nervoso ainda em desenvolvimento e volume sanguíneo corpóreo restrito.

 

Existem alguns tipos específicos de cirurgia pela neuropediatria:
- Microcirurgia para Tumor Cerebral: ressecção de tumores intracranianos com preservação do tecido cerebral normal;
- Neuroendoscopia: através de uma pequena perfuração no crânio, introduz-se o endoscópio de maneira minimamente invasiva, com captação de imagens por um sistema óptico, permitindo ao neurocirurgião realizar varias procedimentos, sendo o mais realizado a terceiroventriculostomia para o tratamento da hidrocefalia.
- Cranioplastia e correção da cranioestenose: procedimento que visa promover o bom funcionamento cerebral, bem como aquisição de melhor efeito estético e para evitar problemas de aceitação social da criança.

Rua São Pedro, 2123 - Teresina, PI 64001-260

Tel: (86) 3223-5325

bottom of page